PRF divulga atualização do cronograma do concurso deste ano
- tremdopantanal

- 24 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
24 de março de 2021.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou através das redes sociais, nesta terça-feira (24), a atualização do andamento e cronograma para o concurso da corporação neste ano. Cinco etapas do certame já foram concluídas.

É previsto para o dia 30 de abril a divulgação dos locais e horários das provas objetivas e discursivas, que estão marcadas para acontecer presencialmente no dia 9 de maio. A PRF ressalta, que por conta da pandemia de Covid-19, o cronograma pode ser alterado.
Os concorrentes terão que responder 120 questões no estilo Cebraspe, com sentenças em que o candidato deverá assinalar com ‘Certo’ ou ‘Errado’. De acordo com a correção da banca, uma questão errada anulará uma certa. Veja a distribuição das disciplinas a seguir:
Bloco 1 - 55 itens
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico-Matemático
Informática
Noções de Física
Ética no Serviço Público
Geopolítica Brasileira
Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
Bloco 2 - 30 itens
Legislação de Trânsito
Bloco 3 - 35 itens
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Direito Processual Penal
Legislação Especial
Direitos Humanos e Cidadania
Serão aprovados nos exames objetivos os candidatos que alcançarem, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.
Os classificados passarão pelas outras etapas: teste de aptidão física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social, e curso de formação.
A última fase, dos aprovados, deve ser a matrícula da turma na UniPRF (Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal), em Florianópolis, prevista para o dia 15 e 16 de setembro.
Na semana passada, a corporação publicou o total de inscritos no concurso, confirmando receberam 303 mil inscrições para o certame de 2021, que possui apenas 1,5 mil vagas. O balanço preliminar de candidatos adianta a relação de 200 pessoas disputando por uma vaga.
Conforme o edital, são 1.125 para vagas de ampla concorrência, 375 distribuídas em: 300 reservadas a candidatos negros e 75 a pessoas com alguma deficiência.
A PRF exige que o candidato tenha, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos. Além disso, podem concorrer candidatos de ambos os sexos.
