Polícia Civil de MS doa 30 mil munições à Guarda Municipal de Corumbá
- tremdopantanal

- 18 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
18 de dezembro de 2025.

O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), Lupérsio Degerone Lúcio, assinou na terça-feira (16) a doação de 30 mil munições calibre .40 à Guarda Civil Municipal (GCM) de Corumbá. A iniciativa visa reforçar a atuação operacional da corporação e ampliar a integração entre as forças de segurança.
O ato contou com a presença do delegado-geral adjunto Márcio Custódio; do diretor do Departamento de Recurso e Apoio Policial (DRAP), delegado Marcos Takeshita; do coordenador do Departamento de Polícia do Interior, delegado João Reis Belo; do coordenador do Setor de Armamento da PCMS, delegado Márcio Shiro Obara; do deputado estadual Paulo Duarte; do prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira; e do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Jorge Castro de Lucena.
Durante a cerimônia, Degerone destacou a importância da parceria institucional entre a Polícia Civil e a segurança pública municipal. Segundo ele, os itens doados contribuirão para o fortalecimento das atividades da Guarda, reforçando a cooperação entre os órgãos.
“A integração entre as forças de segurança é fundamental para ampliar a proteção à sociedade. A Polícia Civil considera de extrema relevância a parceria mantida com a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Corumbá e com a Guarda Civil Municipal”, afirmou.
O delegado-geral também ressaltou o papel da GCM na segurança pública local. “A Guarda exerce função essencial, especialmente por meio da atuação ostensiva, contribuindo diretamente para a manutenção da ordem e a proteção da população corumbaense”, concluiu.
O prefeito de Corumbá destacou a parceria com o Governo do Estado. "O fortalecimento da segurança pública é uma prioridade permanente da nossa gestão e exige diálogo institucional, planejamento e cooperação entre os entes governamentais. Agradeço à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Antonio Carlos Videira por mais essa parceria", afirmou Dr. Gabriel.
O deputado Paulo Duarte também reforçou que Corumbá retomou a capacidade de articulação para pensar na cidade e em suas demandas. "A segurança pública é uma pauta importante para a região. São 30 mil munições que custariam em torno de 250 mil reais se fosse comprar. Então, acho que essa é mais uma prova do fortalecimento da parceria que existe hoje do município de Corumbá com o governo do estado e não só na segurança, como nas áreas da saúde e da infraestrutura", afirmou o parlamentar.
As munições recebidas serão utilizadas nas ações de treinamento, patrulhamento e prevenção, ampliando a capacidade operacional da Guarda Civil Municipal.
FONTE: DIÁRIO CORUMBAENSE
