top of page

Pais cobram cercamento de escola no Pantanal após avistamentos de onça-pintada

  • Foto do escritor: tremdopantanal
    tremdopantanal
  • há 15 horas
  • 2 min de leitura

01 de Setembro de 2025


Na comunidade da Barra do São Lourenço, em Corumbá, pais de alunos e funcionários da Escola Municipal localizada na região da Serra do Amolar reforçaram o pedido para que seja instalado o cercamento da unidade. O apelo ganhou força após relatos de onça-pintada circulando nas proximidades, aumentando a preocupação com a segurança das mais de 30 crianças que estudam no local.

Durante reunião realizada na última sexta-feira (29), na própria escola, responsáveis das crianças gravaram um vídeo solicitando providências. Eles afirmam que, por estar em área rural no Pantanal sul-mato-grossense, a presença de animais silvestres é frequente, mas a falta de proteção deixa a unidade vulnerável.

Segundo os pais, a escola passou por reforma há um ano, mas o gradeamento com telas não foi instalado. O material chegou a ser adquirido — 11 rolos de tela — e permanece guardado no pátio, exposto ao tempo. O que impede a instalação, segundo eles, é a ausência de postes de concreto para fixação, e há dúvidas se a quantidade de tela disponível será  suficiente para cercar todo o terreno.

A moradora Edilaine Arruda relatou que já houve registros de onça rondando a escola no início da manhã e que animais domésticos da comunidade têm desaparecido, possivelmente atacados pelos felinos. “As crianças ficam expostas, não há proteção. Algumas permanecem na escola em tempo integral, aumentando nossa preocupação”, disse.

ree

Procurada, a Secretaria de Educação de Corumbá informou que o cercamento depende de um processo de licitação em andamento. A secretária Mabel Marinho afirmou que a reforma foi entregue pela gestão anterior sem a conclusão dessa etapa e que assumiram a pasta sem nenhum processo licitatório iniciado. “Estamos cientes do problema e, a partir da reivindicação da comunidade e dos profissionais, estamos tomando providências para resolver o mais rápido possível”, declarou.


Fonte: Jornal FOLHA MS

 
 
Doar com PayPal

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Trem do Pantanal

bottom of page