top of page

IFMS abre 532 vagas em cursos de graduação em dez municípios

  • Foto do escritor: tremdopantanal
    tremdopantanal
  • 6 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

06 de maio de 2022.


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou edital que abre 532 vagas em cursos de graduação nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no 2° semestre.


Há opções em cursos de bacharelado (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Pesca), licenciatura (Computação e Química) e tecnologia (Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet).


Podem concorrer aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2012 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Também é necessário ter certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para a segunda quinzena de junho.


Tanto as inscrições quanto os cursos são inteiramente gratuitos. O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.


Inscrições


Devem ser feitas entre 09 e 20 de maio, na Página do Candidato. O interessado deve informar um endereço de e-mail válido para que o IFMS envie tanto o comprovante de inscrição quanto eventuais informações relativas ao processo seletivo.


No ato da inscrição, também é preciso autorizar a consulta do resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por isso, é obrigatório que a inscrição seja feita utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do próprio candidato.


Seleção


Será feita utilizando a maior nota obtida pelo candidato dentre as edições do Enem consideradas. A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação.


Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados consta no item 5 do edital de abertura do processo seletivo.


Ação Afirmativa (cotas)


Metade das vagas se destina àqueles que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, devendo o candidato manifestar o interesse em concorrer como beneficiário de ação afirmativa no ato da inscrição.


Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, sendo que será garantido aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência a mesma proporção de vagas relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul.


As demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.


Para confirmar a autodeclaração, os candidatos pretos e pardos serão convocados para bancas de heteroidentificação. Já os indígenas deverão apresentar a documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.


Cronograma


A convocação para as bancas de heteroidentificação está prevista para ser publicada em 24 de maio, com prazo de envio dos documentos entre os dias 25 e 27.


A lista dos candidatos aptos à matrícula e da lista da espera será divulgada em 15 de junho, com matrículas entre os dias 16 e 30 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 25 de julho.


Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas ao e-mail digra@ifms.edu.br.



 
 

Trem do Pantanal

bottom of page