Grupo de haitianos é expulso da Bolívia após entrar no país pela fronteira com Corumbá
- tremdopantanal

- 27 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
27 de maio de 2021.
Grupo com 38 haitianos, entre adultos e crianças, que entrou na Bolívia pela fronteira com Corumbá, foi expulso do país vizinho. Eles foram flagrados em uma casa, amontoados, à espera para seguir viagem para o México. Todos estavam irregulares.
Ao Diário Corumbaense, o comandante da Polícia de Fronteira, Franklin Villazón Sustach, informou que os haitianos entraram na Bolívia, vindos de Corumbá, utilizando estradas cabriteiras e que policiais da Força Especial de Combate ao Crime de Puerto Quijarro, foram ao local ao perceberem a quantidade de estrangeiros que andavam pela área.

Na operação, três pessoas foram presas. Supostamente, eles deram abrigo aos estrangeiros que pretendiam chegar a Santa Cruz de La Sierra, depois seguir para La Paz, cruzar a fronteira com o Peru e ir para o México, em busca de trabalho.
“Esse grupo foi vítima de uma rede internacional de tráfico de pessoas, parte de uma organização criminosa transnacional. Um brasileiro aparece como o líder por tê-los cruzado para a Bolívia e cobrado 50 dólares por pessoa", disse Villazón.
Esse brasileiro fugiu para uma mata durante a abordagem policial. O diretor de Migração da Fronteira assumiu o caso e iniciou a expulsão dos 38 haitianos.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal, porém, foi informada que até então, não foram acionados sobre o fato.
Com informações jornal Clave 300.
FONTE: DIÁRIO CORUMBAENSE
