Covid-19 deixou de fazer novas vítimas durante 48 horas em MS
- tremdopantanal

- 13 de out. de 2021
- 2 min de leitura
13 de outubro de 2021.
Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, Mato Grosso do Sul registrava diariamente mortes em decorrência da doença. Entretanto, de segunda à terça desta semana, o Estado não perdeu nenhum sul-mato-grossense em seus 79 municípios.
A boa notícia foi compartilhada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na noite de ontem (12) e confirmada pelo Campo Grande News nesta manhã de quarta-feira. Segundo constam as informações, a redução de óbitos de Covid-19 é uma consequência da vacinação em massa. Até o presente momento, mais de 60% da população de MS está imunizada completamente com as duas doses necessárias ou dose única da vacina.
O marco é de se comemorar, porém não significa que a pandemia viral acabou e muito menos que os cuidados de biossegurança devem ser postos de lado. Ainda de acordo com a secretaria, pode ser que novos dados tardios de mortes ainda entrem no sistema – consequência da somatória do fim de semana com o feriadão da Divisão do Estado e de Nossa Senhora Aparecida.
Para Geraldo Resende, secretário estadual de saúde, "apesar dos excelentes resultados [da vacinação], a pandemia não passou e é preciso seguir todas as recomendações já bastante conhecidas. É um momento de alegria, mas não podemos esquecer daqueles que foram vencidos pela Covid-19", afirmou.
Primeiro no Brasil – Mato Grosso do Sul caminha para ser o primeiro estado nacional a alcançar a imunidade coletiva. Atualmente, 77% da população geral está vacinada com pelo menos uma dose e exatos 60,92% com o esquema vacinal completo.
Ainda, 95% dos sul-mato-grossenses adultos maiores de 18 anos já receberam a 1ª dose, enquanto que outros 79,51% tomaram a 2ª dose. Nos adolescentes, 74,99% deles já ganharam a 1ª dose de Pfizer.
Com relação à dose de reforço, MS caminha aplicar a 3ª dose em 50% do público-alvo – até o momento são 42,32%.
FONTE: O PANTANEIRO
