Concurso da Polícia Civil permite inclusão inédita de tecnólogos para cargos de investigador e escrivão
- tremdopantanal

- 18 de jul.
- 2 min de leitura
18 de julho de 2025.

Pela primeira vez, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul vai permitir a participação de candidatos com diploma de curso superior na modalidade tecnólogo no concurso público para os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia Judiciária. A mudança está prevista no edital nº 1 SAD/SEJUSP/PCMS/APJ/2025, publicado na quarta-feira (16), no Diário Oficial Eletrônico nº 11.887.
A inclusão foi possível após a alteração da Lei Complementar nº 114/2005, por meio da Lei Complementar nº 336, de 1º de novembro de 2024. Com a nova redação do §2º do artigo 46, passou a ser exigido diploma de ensino superior completo em qualquer área, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), abrangendo assim formados em bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos.
A medida foi aprovada pelo Conselho Superior da Polícia Civil e atende a uma antiga demanda da corporação. O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, destacou a importância da mudança.
“É fundamental oxigenar a Polícia Civil com sangue novo. A aceitação do diploma de tecnólogo e a readequação das etapas do concurso refletem a atualização do perfil profissiográfico da Instituição. Todas as decisões foram amplamente debatidas no Conselho Superior e representam uma conquista da nossa gestão. O governador (Eduardo Riedel), juntamente com os secretários de Segurança e Administração, compreendeu a importância e autorizou o concurso com muita sensibilidade”, afirmou.
Inscrições
O concurso oferece 400 vagas, sendo 300 para investigador e 100 para escrivão. Os cargos têm salário inicial de R$ 6.569,53, com jornada de 40 horas semanais.
Entre os requisitos estão idade entre 21 e 45 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria B.
As inscrições devem ser feitas até 07 de agosto de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto Avalia (www.avalia.org.br). A prova objetiva está prevista para o dia 14 de setembro, em Campo Grande.
FONTE: DIÁRIO CORUMBAENSE
