top of page

Aeroportos de Campo Grande e Corumbá podem fechar devido à fumaça do Pantanal

  • Foto do escritor: tremdopantanal
    tremdopantanal
  • 26 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

26 de junho de 2024.

ree
Fumaça que encobre céu de aeroporto pode fechar Aeroporto de CGR - MARCELO VICTOR/arquivo

Aeroportos Internacionais de Campo Grande (CGR) e Corumbá (CMG) podem fechar, para pouso, nos próximos dias, devido à fumaça em decorrência dos incêndios no Pantanal.


O meteorologista Natálio Abrahão afirmou que a fumaça e névoa seca, que encobrem o céu de Mato Grosso do Sul, devem atrapalhar e impossibilitar o pouso de aeronaves. Decolagens devem continuar normais.


Névoa seca é formada quando há a condensação de vapor d'água em combinação com poeira, fumaça e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar.


Fumaça é a suspensão na atmosfera de produtos resultantes de uma combustão. Pode ser tóxica quando aspirada. Resulta de queimadas, fogueiras, brasas e motores de gasolina/gasóleo.


Segundo Abrahão, a visibilidade permanece acima de mil metros em caso de névoa seca e abaixo de mil em caso de fumaça. O avião só voa com visibilidade acima de 1.500 metros.


“Para pousar precisa ter duas condições: altura de nuvem e visibilidade horizontal. Então, não tem nuvem, mas a visibilidade está a menos de 1.500 metros, que é o limite para uma aeronave ter condições de pouso. A 1.400 metros, o aeroporto é fechado para todo tipo de pouso, instrumento, visual, o que quer que seja. E acima de 1.500, até 5.000 metros, é pousado por instrumento. Para decolagem, é o piloto que resolve. Decolagem é decisão do piloto. Se estiver tudo fechado, cheio de raio, trovoada, se ele quiser decolar, ele é autoridade para isso. Mas, para pousar, precisa ter essas duas condições”, explicou o meteorologista.


Veja a imagem de satélite que mostra quantidade de fumaça/névoa seca na atmosfera:


ree

Municípios de Mato Grosso do Sul e Paraná sofrem com a fumaça em decorrência dos incêndios no Pantanal.


Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Aquidauana (MS), Miranda (MS, Anastácio (MS), Dourados (MS), Porto Murtinho (MS), Amambaí (MS), Mundo Novo, Paranavaí (PR), Loanda (PR), entre outros.


A fumaça deixa o céu nublado, cinzento e com baixa visibilidade.


FONTE: CORREIO DO ESTADO

 
 

Trem do Pantanal

bottom of page