Cacique e outro índio foram presos por exploração ilegal de madeira em Aquidauana
- Redaçã - opantaneiro.com
- 30 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Policiais Militares Ambientais de Aquidauana foram acionados por funcionários de uma fazenda, próxima a Aldeia Bananal, que relataram a derrubada e furto de madeira da propriedade. Ao chegarem no local no sábado (28), a PMA percebeu que a cerca dos fundos da propriedade estava derrubada e prenderam dois indígenas que estavam em um trator dentro da mata, derrubando árvores com motosserras e retirando madeira da fazenda.
A equipe verificou que os infratores derrubavam diversas árvores das espécies aroeira, jatobá e piúva e beneficiavam no local, que transportavam em uma carreta em um trator. O trator com a carreta, duas motosserras e 4,7 m³ de madeira foram apreendidos.
Os infratores, o cacique (48) e outro indígena (36) da aldeia Bananal, residente naquela aldeia, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de polícia civil de Aquidauana, onde foram autuados em flagrante por furto e exploração ilegal de madeira. A pena para o crime ambiental é de seis meses a um ano de detenção. O crime de furto prevê pena de um a quatro anos de detenção. Os indígenas também foram multados administrativamente e multados em valor total de R$ 3.850,00.
