top of page

Solenidade no 17º Batalhão de Fronteira marca celebração do Dia do Soldado

  • Por Ricardo Albertoni - diarionline.com.br
  • 27 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Solenidade reuniu centenas de militares no 17º Batalhão de Fronteira

Solenidade alusiva ao Dia do Soldado, celebrado neste sábado, 25 de agosto, reuniu nesta sexta-feira (24) centenas de militares no 17º Batalhão de Fronteira. A data é uma homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro que se tornou conhecido como "o pacificador" após muitas rebeliões contra o Império.

A cerimônia, que também contou com a presença de personalidades da sociedade civil foi marcada pela entrega de condecorações militares e diplomas aos agraciados como “Amigo da Brigada” como forma de reconhecimento àqueles que prestaram serviços à 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco.

O tenente-coronel César Freitas Duarte foi agraciado com diploma de "Amigo da Brigada"

Entre os agraciados estava o tenente-coronel César Freitas Duarte, ex-comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá e atual secretário especial de Defesa Pública e Defesa Social de Corumbá. “A Brigada é grande parceira e amiga da Prefeitura. Todas as demandas que o Município apresenta, o Exército está sempre disposto a nos ajudar. O rol de serviços que a Prefeitura presta para a comunidade são muitos e com certeza sem a ajuda desses militares a prestação de serviço para a comunidade estaria prejudicada”, disse Freitas ao Diário Corumbaense.

Assim como a execução da oração do “Guerreiro do Pantanal”, outro momento de destaque da solenidade foi a leitura da “Ordem do Dia” que ressaltou o momento em que vive o País e a importância da reflexão sugerida em um dos trechos: [...Vivemos uma era de conflitos e incertezas, na qual os individualismos se exacerbaram e o bem comum foi relegado a segundo plano. Perdemos a disciplina social, a noção de autoridade e o respeito às tradições e aos valores, o que nos tornou uma sociedade ideologizada, intolerante e fragmentada. Estamos nos infelicitando, diminuindo nossa autoestima e alterando nossa identidade...]

Momento de destaque da solenidade foi a leitura da “Ordem do Dia”

Sobre a data, o general de brigada Ricardo Piai Carmona, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira destacou o significado do texto e a necessidade de reflexão tanto por parte dos militares quanto da sociedade em geral. “Reverenciamos nosso Patrono Duque de Caxias e ouvimos muito bem as diretrizes e as palavras do nosso comandante. É uma data que nos serve de reflexão como soldados de Caxias e acredito que também cabe uma reflexão da sociedade do momento que estamos vivendo e qual é o papel do Exército Brasileiro no cumprimento da sua missão na sociedade”, frisou o general.

Comandando a 18ª Brigada desde maio deste ano, em sua primeira solenidade alusiva ao Dia do Soldado na região, o general Carmona falou da satisfação de ocupar o posto. “Pra mim é motivo de orgulho, é uma data muito representativa para o Exército e poder comemorar o Dia do Soldado, comandando uma Brigada na fronteira oeste do Brasil é motivo de satisfação”, disse o comandante a este Diário.

Participaram da solenidade o juiz Emerson Ricardo Fernandes; o juiz federal substituto Ewerton Teixeira Bueno; o prefeito municipal de Ladário Carlos Aníbal Ruso Pedroso; o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá, tenente-coronel André Delai Rufato; o presidente da OAB Subsecção Corumbá, Roberto Ajala Lins; comandante do 17º Batalhão de Fronteira, tenente-coronel Vicente de Paulo Mattos Junior; delegado da alfândega Zaquiel Shardong Vettorello; o comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Claudinei Gonçalves; tenente-coronel César Freitas Duarte; o cônsul do Brasil em Puerto Quijarro, Júlio Boaventura Santos Matos, além de representantes da Marinha do Brasil, Polícia Militar e convidados.

Dia do Soldado

O dia 25 de agosto no Brasil comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

Caxias faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro, com o uso de uma réplica do seu espadim pelos oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras. (Brasil Escola).


 
 

Trem do Pantanal

bottom of page