Voluntários norte-americanos participam de projeto médico-social em igreja de Corumbá
- Autor: Erik Silva - Folhams.com.br
- 29 de jun. de 2018
- 4 min de leitura

Expectativa é de que mais de 600 pessoas sejam atendidas durante cinco dias de ação / Fotos: Corumbá
Corumbá (MS)- Está sendo realizada desde o dia 25 de junho, na 2ª Igreja Batista de Corumbá, a ação médico-social “Mission Trip”, com o objetivo de levar atendimento médico e odontológico para população da região pantaneira. O projeto conta com a participação de 20 voluntários da ONG Global Encouragers Ministries, formada por médicos, esportistas e voluntários das Igrejas Batista dos Estados Unidos.
Desde segunda-feira, cerca de 120 pessoas são atendidas diariamente nas especialidades de clínica geral, neurologia e odontopediatria. De acordo com a coordenadora do projeto, Wanda King, o trabalho é desenvolvido através de voluntários americanos e brasileiros que além das ações sociais, tem o objetivo de levar a palavra de Deus à população.
“Nos somos uma ONG Americana que aqui em Corumbá, chamados de Ministério de Encorajadores Globais e o trabalho que a gente faz é trazer dos Estados Unidos os irmãos cristãos para realizar um serviço social e evangelístico que sempre é realizado em conjunto com as igrejas. O coordenador do nosso projeto é o Pastor e Doutor Carlos King, e sempre que viemos ao Brasil trazemos uma equipe de clínica médica, uma equipe para desenvolver trabalhos com as crianças e também de esportes além de pastores responsáveis por aconselhamentos e evangelização, porque também queremos compartilhar sobre Jesus Cristo e o amor que Deus tem por nós”, afirmou Wanda, ressaltando que o grupo tem uma forte atuação no Pantanal.
Para o pastor da 2ª Igreja Batista, Heber Souza, anfitrião da ação, o desafio de organizar e preparar a estrutura para receber os voluntários foi abraçado por todos os membros da igreja que também atuam como voluntários.

Pastor da 2ª Igreja Batista Corumbá
“A nossa preocupação primária sempre foi com a questão espiritual, mas sabemos que nossa vida não é só voltada para parte espiritual, temos a parte física, psicológica, emocional e tentamos através do projeto, atingir de uma maneira global essas pessoas, assistindo as famílias da nossa comunidade nas suas necessidades reais. E temos visto pessoas de todos os lugares vindo atrás desse tratamento e tudo isso nós fazemos com muito carinho pela nossa população, porque sabemos que eles precisam muito disso, não adianta chegarmos, pregar um evangelho, sem mostrar o que o evangelho faz por elas, e é isso que nós estamos fazendo através do Mission Trip”, disse.
Matilde Gomes de 53 anos, que procurou a ação para consulta médica, destacou que o projeto vai além do atendimento clinico. “Uma amiga que veio ontem me contou e hoje eu vim, fui muito bem atendida e estou indo embora já com o remédio para tratar o que estou sentindo, o médico foi muito atencioso assim como todos, recebemos ainda uma oração, um aconselhamento espiritual que também é muito importante”, destacou.
Lorena Alves, de 38 anos, esteve na ação e além do atendimento médico, também levou o filho de 11 anos para passar pelo atendimento odontológico que teve foco na prevenção e atendimentos de maior urgência. “Foi muito bom o atendimento que recebemos aqui, além da consulta, recebemos remédios, sem contar que se fossemos esperar esse atendimento nos postos de saúde a consulta com um dentista demoraria bem mais” disse.
Wanda King, ressalta que as ações desenvolvidas há mais de 30 anos, possuem um objetivo claro de levar a palavra de Deus através de ações que possam contribuir com a comunidade local, mas também é vista pelos voluntários como um trabalho extremamente gratificante.

Wanda King é uma das coordenadoras da ONG Global Encouragers Ministries
“Eles vêm através do amor de Deus, realmente com muita vontade de compartilhar o amor de Deus e as verdades da bíblia com outras pessoas no mundo, e quando chegam aqui, encontram um povo muito carinhoso, querido e que os tratam muito bem, se emocionam porque enxergam realmente Deus agindo de alguma forma, seja num encontro, em alguma ação que sabemos que só Deus pode fazer, então eles normalmente saem querendo voltar, fazem muitas amizades com os brasileiros, mas sempre com esse sentimento, de que eles ganharam mais do que o povo que eles estavam tentando ajudar”, concluiu.
Atendimentos
Nesta sexta-feira (29), será o último dia do projeto com atendimentos apenas para Clinica Geral, com distribuição de senhas a partir das 07 horas da manhã limitadas as 100 primeiras pessoas por ordem de chegada. As consultas são das 08h às 11h e na parte da tarde das 13h às 17h.
Nos quatro primeiros dias, mais de 480 pessoas receberam atendimento médico e odontológico, inclusive com a distribuição de medicamentos. A expectativa é de que mais de 600 consultas sejam realizadas até esta sexta-feira.
A igreja está localizada na rua Joaquim Murtinho nº 715, Centro.

Atendimento odontológico foi disponibilizado a crianças de 0 a 11 anos
Esporte
Outra ação desenvolvida pelos voluntários do Global Encouragers Ministries, é voltada ao estímulo à prática esportiva. Neste período em Corumbá, as ações foram desenvolvidas através do basquete, com participação de jovens americanos que compartilharam os conhecimentos do esporte considerado a maior paixão norte americana.
Nesta sexta-feira (29), os voluntários realizam o último treino gratuito e aberto ao público no ginásio poliesportivo da Porto Carrero das 08h às 11h e na parte da tarde das 13h às 17h.

Voluntários norte-americanos dão aula de basquete para jovens no ginásio poliesportivo
