top of page

Desbravadores realizam simulação com cadeirantes no Centro em apoio ao Maio Amarelo

  • 21 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

É verdade que um gesto pode mudar totalmente a vida de algumas pessoas. E por meio disso, que um alguns jovens, pertencentes ao Grupo de Desbravadores Formigas, resolveu fazer na tarde deste sábado, 19 de maio, na região central de Corumbá, uma simulação com cadeirantes, que na oportunidade, necessitavam de uma ajuda para poder continuar seguindo sua rota normalmente.

Os atores, sentados em uma cadeira de rodas, simularam estar com dificuldades em se locomover pela calçada. Um buraco impedia que eles seguissem a rota.

A intensão, era fazer com que as pessoas que passassem pelo local, pudessem ajudar, e, segundo o grupo, das aproximadamente 180 pessoas que presenciaram a cena, apenas 10 resolveram parar e ajudar os atores nas cadeiras de rodas.

“Apenas 10 se comoveram e tomaram uma atitude. Resolvemos fazer isso em apoio a ação Maio Amarelo. Uma maneira de chamara a atenção que todas as atividades desenvolvidas nesse período remetem não apenas o trânsito com carro e moto, mas também os pedestres, seja ele cadeirante ou não, que necessitam usar seu espaço, calçadas ou ruas, transitando de forma segura e livre. A gentileza dos pedestres para com os outros também é importante. Educar é o caminho”, explicou o coordenador do grupo Jeferson Braga.

Ainda segundo Jeferson, 35 juvenis participaram da ação. “Logo que essas pessoas ajudavam, todo o grupo se aproximava e com palmas, agradeciam pelo ajuda dada. Além disso, nós explicávamos o ocorrido e como forma também de agradecimento, um bombom era entregue”, destacou Jeferson que também chamou a atenção para um jovem de aproximadamente 15 anos, que presenciou a cena e resolveu ajudar, “ele não se importou com o tempo, foi rápido e deu apoio ao ator que estava na cadeira de rodas. Nos chamou a atenção pelo fato dele ser jovem e com pouca idade, se preocupar com o próximo”, completou.

“Essas pessoas fizeram a diferença no trânsito, solidariedade e generosidade fazem parte para um trânsito seguro”, finalizou Braga.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Porque maio? Foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.

Por que laço? O laço símbolo do movimento é um sinal conhecido no mundo inteiro, e o laço já representa inúmeros movimentos. Quem utilizar o laço demonstra que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo especifico.

O objetivo é lembrar as pessoas de algumas regras básicas, levar as pessoas a respeitarem a legislação de trânsito. “Os pedestres têm que atravessar” na faixa, o motociclista não deve se espremer no meio dos carros ou fazer ultrapassagens arriscadas, e ninguém, jamais, deve dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

Após a ajuda, pessoas eram abordadas pelo grupo


 
 

Trem do Pantanal

bottom of page