Abril Verde: caminhada lembrou dia de prevenção a acidentes de trabalho em Corumbá
- diariocorumbaense.com.br
- 30 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi marcado em Corumbá por uma caminhada promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), na manhã deste sábado, 28 de abril. A data também foi escolhida para encerrar as atividades do Abril Verde, campanha voltada à prevenção de acidentes do trabalho em todo o país.
Entretanto, a conclusão das atividades da campanha não significa que as ações de prevenção no município serão diminuídas. O coordenador do Cerest, Maqueson André Brittiz Garcia, contou ao Diário Corumbaense que o Centro passou a adotar o que classificou como “olhar inovador” diante da função primordial, que é a prevenção dos acidentes de trabalho.
“O olhar inovador é a gente ir diretamente até ao trabalhador e ver as necessidades, analisando o ambiente de trabalho, ver como podemos ajudar na prevenção”, disse ao detalhar que, entre ações mais recentes nesse sentido aconteceram com visitas a obras e empresas da cidade, onde além do trabalho de conscientização, os trabalhadores foram imunizados contra doenças como tétano, febre amarela e hepatite.
“O lema da nossa campanha foi: Seu patrimônio maior é a vida. E queremos trabalhar justamente com isso, com a prevenção, ir a esses locais antes que aconteçam os acidentes, prevenindo para que tentemos reduzir os acidentes”, disse Maqueson ao afirmar que o Cerest está fazendo o levantamento dos casos registrados esse ano, porém, extraoficialmente, segundo ele, é possível detectar que muitos casos acontecem ainda que sem registro, na grande área rural de Corumbá, que envolve o Pantanal.

Maqueson Garcia, coordenador do Cerest, explica que população ribeirinha será alvo de ações
“Estamos pleiteando uma vaga junto ao Programa Povo das Águas, pois queremos atingir a população ribeirinha. A gente quer chegar até eles, dizer qual o objetivo do Cerest e verificar quais as condições de trabalho a que estão atrelados, ao mesmo tempo, oferecer informação que é uma grande arma de prevenção aos acidentes”, disse o coordenador.
Na área urbana, a caminhada foi uma estratégia para chamar atenção da população e trabalhadores em geral. Com faixas e cartazes, os participantes percorreram as principais ruas da área central até o Jardim da Independência, onde aconteceram apresentações culturais e ginástica laboral promovida pelo Sesi.
28 de Abril
A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O Brasil é o 4º no ranking de acidentes fatais de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). São quase 4 mil trabalhadores mortos ao ano, enquanto o número total no mundo chega a 321 mil.
