OPERAÇÃO ÁGATA CHEGA AO FIM COM RESULTADO POSITIVO
- tremdopantanal

- 24 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Atividades intensas foram realizadas durante a Operação Ágata 11, que por dez dias atuou nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. De acordo com o Comando Militar do Oeste, a cooperação entre militares (da Marinha, Exército e Força Aérea) e órgãos governamentais durante todo o período da ação foi preponderante para que resultados expressivos fossem alcançados, seja nas atividades de repressão aos ilícitos transfronteiriços, seja nas ações humanitárias desenvolvidas ao longo de toda a faixa de fronteira.
Até a tarde de quarta-feira (22), foram realizadas 719 inspeções de embarcações, 47 notificações de embarcações, 16.756 motos e veículos leves foram vistoriados e 2.681 veículos pesados, entre ônibus, vans e caminhões. Foram revistados 3.593 pedestres e bicicletas e 1.470 inspeções de outras agências. Foram realizadas 500 patrulhas terrestres, fluviais e reconhecimento aéreo. Três embarcações foram apreendidas, 20 veículos leves (motos e carros de passeio) e 17 armas. Com relação a drogas, foram apreendidos 10.758,6 quilos de maconha e 64,9 quilos de cocaína. A operação apreendeu também 7.440 quilos de carne, além de oito mil toneladas de farelo de soja. Foram apreendidos R$ 42.454,00 em dinheiro e R$ 66.115,00 em produtos de contrabando e descaminho.
Além do combate aos ilícitos, a Ágata contemplou também Ações Cívico-Sociais (ACISO), que consistiram em atendimentos médico, odontológico e hospitalar, às comunidades situadas em locais de difícil acesso, intensificando a presença do Estado. Dentre os atendimentos realizados estão consultas, pequenas cirurgias, aferição de pressão, além de orientações sobre escovação, Doenças Sexualmente Transmissíveis, uso de drogas e gravidez precoce. Ainda durante a ACISO, foram realizadas ações de orientação ao combate do mosquito Aedes aegypti e manutenção de escolas e creches públicas.
