top of page

ÍNDIOS INTERDITAM BR 262 EM MIRANDA

  • Foto do escritor: tremdopantanal
    tremdopantanal
  • 17 de jun. de 2016
  • 1 min de leitura

Centenas de índios da etnia Terena iniciaram por volta das 07 horas de hoje (17) um manifesto na BR 262 na altura do trevo de acesso ao Distrito de Taunay - Município de Aquidauana entre Anastácio/Aquidauana x Miranda. São indígenas de Aquidauana e Miranda.


A Policia Rodoviária Federal está no local. A pista está interditada e muitos veículos já estão retidos nos dois sentidos. O congestionamento começa a crescer. Ainda não previsão do horário da liberação da pista nos dois sentidos.


O movimento ocorre em apoio aos indígenas envolvidos no conflito ocorrido terça-feira (14) na fazenda Ivy, em Caarapó que deixou um indígena morto e cinco feridos.


Os índios que estavam na fazenda reclamaram da falta de proteção policial, pois afirmam terem sido ameaçados por produtores da região e que, mesmo acionando a PF, foi repassado apenas que não havia efetivo para ficar na área.


Na tarde de ontem o temor por um novo ataque de homens armados em outro ponto da reserva e o sobrevoo de um helicóptero sobre a sede da fazenda Yvu provocaram correria entre os cerca de 300 guarani-kaiowá que se reuniram para o enterro do corpo do agente de saúde indígena Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, 26.


Alguns índios pegaram o caixão que estava sob um barraco, e saíram correndo em direção à aldeia Teyi Kuê, que fica a alguns metros da fazenda.

Trem do Pantanal

bottom of page